terça-feira, 17 de novembro de 2009

Um encontro de encontros



Ao mesmo tempo em que encerramos a 4ª Mostra de Teatro de Rua Lino Rojas - que nasceu em 2006 do desejo do Movimento de Teatro de Rua de São Paulo em difundir e valorizar o Teatro de Rua – abrimos o 2º Encontro Comunitário de Teatro Jovem da Cidade de São Paulo.

O Encontro nasceu de uma experiência teatral e comunitária localizada no bairro Cidade Tiradentes. Há poucos anos, jovens deste bairro sentindo o crescimento que o Teatro e a vida comunitária com participação, envolvimento e iniciativa lhes proporcionava, decidiram buscar na cidade de São Paulo outros jovens, outros coletivos teatrais que assim como eles estavam dispostos a trilhar um caminho de Arte, de busca e de reflexão. Em 2008 surgiu o 1º Encontro com o lema “O Teatro que nos espelha e constrói horizontes”.

Em 2009, damos um passo além. Já enxergamos dentro deste horizonte construído a cada dia um caminho a ser criado, trilhado, vivido. Sentimos e praticamos “O Teatro e o Jovem criando novos caminhos para a vida”, lema do 2º Encontro.

Seremos oito grupos, coletivos que reúnem mais de 130 jovens dos bairros Itaim Paulista, Sapopemba, Cidade Tiradentes, Penha, Santo André, Vila Curuçá, São Mateus, Itaquera, Guaianazes e municípios como Santo André, Ribeirão Preto e Caconde, divisa de São Paulo com Minas Gerais.

São experiências teatrais que se desenvolvem nas periferias e comunidades rurais de suas cidades, que revertem, provocam e transformam uma realidade que nos quer diminuir. Hoje, com muita alegria, jovens atores se reencontram com velhos amigos, conhecem novos amigos e encontram outros teatreiros, arteiros, rueiros, brincantes, trabalhadores do Teatro de Rua, que trazem importantes experiências teatrais de cidades como Sorocaba, Santos, São Bernardo do Campo, Santo André, São Paulo, Porto Alegre (RS), Movimento Escambo Popular Livre de Rua (PE), que abarca cidades como Natal, Umarizal, Lucrécia, Martins, Janduís, Campo Grande, Carnaúba dos Dantas, Caraúbas, Felipe Guerra, Apodi, Santa Cruz e Alexandria, no Rio Grande do Norte; Fortaleza, Icapuí, Maranguape, Arneiroz, Maracanaú, no Ceará; Recife (PE); João Pessoa (PB); Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Campinas, São Paulo e Rosário, na Argentina.

Somos todos amantes do Teatro: jovens, amadores ou profissionais, não importa. Nos debates da Mostra de Teatro de Rua, nas conversas de preparação para o 2º Encontro ficou claro que todos queremos um mundo melhor e estamos prontos a dedicar nossas forças, nosso trabalho, nossos conhecimentos a esta transformação, sabendo da importância de respeitarmos nossas diferenças, nossas especificidades. Valorizamos a construção trabalhosa e radicalmente sólida do trabalho COLETIVO.

Como reafirma hoje a união que aqui temos da Mostra e Encontro, todos estamos em pleno esforço para a criação de espaços de intercâmbio de conhecimento, melhoria de nossas práticas e articulações em redes, movimentos de apoio mútuo e confiança. Sabemos que o Teatro nos une e que essa troca, esse Escambo que aqui brindamos nos fortalece.

Nosso desejo é que cada minuto do dia de hoje, durante a peça que aqui veremos, nas conversas, no aquecimento e no cortejo sejam fortalecedores de amizade, de amor, de carinho e de confiança.

“A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos”
Mahatma Gandhi

E para homenagear Sancho, parceiro de Dom Quixote, mais uma frase de sabedoria Gandhi:

“É melhor que fale por nós a nossa vida, mais que nossas palavras”

Pombas Urbanas e Núcleo Teatral Filhos da Dita
(Texto lido pela atriz Juliana Flory, do Pombas Urbanas, na abertura oficial do 2º Encontro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário