quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Tá tudo utopia?


17.11.9
Crianças, adolescentes, jovens, adultos e a terceira idade marcaram presença no Teatro Ventre de Lona para ver o espetáculo “Animalia”, do grupo Tatudotopia, do bairro Cangaíba, zona Leste paulistana. Não importava a idade, a peça provocou risos, divertimento e emoção a cada “latido”. A escola Estadual Fernando Pessoa, do bairro Cidade Tiradentes, compareceu mais uma vez ao Centro Cultural Arte em Construção, fortalecendo o vínculo entre educação e arte.


"Construindo caminhos para nós mesmos" é o significado que o grupo Tatudotopia deu ao 2º Encontro Comunitário de Teatro Jovem durante o bate-papo que aconteceu após a peça “Animalia”, que estimulou o público a refletir sobre o abandono dos animais.


O exercício proposto pela equipe responsável pela documentação do evento era representar a frase "O Teatro e o Jovem construindo novos caminhos para a Vida" utilizando o corpo, a palavra, enfim, a criatividade.


E se você quiser mandar o que essa frase significa para você ou para o seu grupo, envie para a gente e participe via online do 2º Encontro Comunitário de Teatro Jovem da Cidade de São Paulo. O seu vídeo, sua imagem ou sua intervenção pode aparecer no nosso documentário que será distribuído por todo o Brasil.



terça-feira, 17 de novembro de 2009

Um encontro de encontros



Ao mesmo tempo em que encerramos a 4ª Mostra de Teatro de Rua Lino Rojas - que nasceu em 2006 do desejo do Movimento de Teatro de Rua de São Paulo em difundir e valorizar o Teatro de Rua – abrimos o 2º Encontro Comunitário de Teatro Jovem da Cidade de São Paulo.

O Encontro nasceu de uma experiência teatral e comunitária localizada no bairro Cidade Tiradentes. Há poucos anos, jovens deste bairro sentindo o crescimento que o Teatro e a vida comunitária com participação, envolvimento e iniciativa lhes proporcionava, decidiram buscar na cidade de São Paulo outros jovens, outros coletivos teatrais que assim como eles estavam dispostos a trilhar um caminho de Arte, de busca e de reflexão. Em 2008 surgiu o 1º Encontro com o lema “O Teatro que nos espelha e constrói horizontes”.

Em 2009, damos um passo além. Já enxergamos dentro deste horizonte construído a cada dia um caminho a ser criado, trilhado, vivido. Sentimos e praticamos “O Teatro e o Jovem criando novos caminhos para a vida”, lema do 2º Encontro.

Seremos oito grupos, coletivos que reúnem mais de 130 jovens dos bairros Itaim Paulista, Sapopemba, Cidade Tiradentes, Penha, Santo André, Vila Curuçá, São Mateus, Itaquera, Guaianazes e municípios como Santo André, Ribeirão Preto e Caconde, divisa de São Paulo com Minas Gerais.

São experiências teatrais que se desenvolvem nas periferias e comunidades rurais de suas cidades, que revertem, provocam e transformam uma realidade que nos quer diminuir. Hoje, com muita alegria, jovens atores se reencontram com velhos amigos, conhecem novos amigos e encontram outros teatreiros, arteiros, rueiros, brincantes, trabalhadores do Teatro de Rua, que trazem importantes experiências teatrais de cidades como Sorocaba, Santos, São Bernardo do Campo, Santo André, São Paulo, Porto Alegre (RS), Movimento Escambo Popular Livre de Rua (PE), que abarca cidades como Natal, Umarizal, Lucrécia, Martins, Janduís, Campo Grande, Carnaúba dos Dantas, Caraúbas, Felipe Guerra, Apodi, Santa Cruz e Alexandria, no Rio Grande do Norte; Fortaleza, Icapuí, Maranguape, Arneiroz, Maracanaú, no Ceará; Recife (PE); João Pessoa (PB); Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Campinas, São Paulo e Rosário, na Argentina.

Somos todos amantes do Teatro: jovens, amadores ou profissionais, não importa. Nos debates da Mostra de Teatro de Rua, nas conversas de preparação para o 2º Encontro ficou claro que todos queremos um mundo melhor e estamos prontos a dedicar nossas forças, nosso trabalho, nossos conhecimentos a esta transformação, sabendo da importância de respeitarmos nossas diferenças, nossas especificidades. Valorizamos a construção trabalhosa e radicalmente sólida do trabalho COLETIVO.

Como reafirma hoje a união que aqui temos da Mostra e Encontro, todos estamos em pleno esforço para a criação de espaços de intercâmbio de conhecimento, melhoria de nossas práticas e articulações em redes, movimentos de apoio mútuo e confiança. Sabemos que o Teatro nos une e que essa troca, esse Escambo que aqui brindamos nos fortalece.

Nosso desejo é que cada minuto do dia de hoje, durante a peça que aqui veremos, nas conversas, no aquecimento e no cortejo sejam fortalecedores de amizade, de amor, de carinho e de confiança.

“A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos”
Mahatma Gandhi

E para homenagear Sancho, parceiro de Dom Quixote, mais uma frase de sabedoria Gandhi:

“É melhor que fale por nós a nossa vida, mais que nossas palavras”

Pombas Urbanas e Núcleo Teatral Filhos da Dita
(Texto lido pela atriz Juliana Flory, do Pombas Urbanas, na abertura oficial do 2º Encontro)

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Cortejo de abertura do 2º Encontro Comunitário de Teatro Jovem

Dia 15 de novembro de 2009, às 15h, iniciou o 2º Encontro Comunitário de Teatro Jovem e o encerramento da 4º Mostra de Teatro de Rua Lino Rojas no bairro de Cidade Tiradentes, zona leste.
Um grande cortejo teatral reuniu grupos de diversos lugares do Brasil, como o Movimento Escambo, grupos de teatro de Fortaleza, Pernambuco e a participação de diversos grupos jovens da zona leste: Cia.Atores Urbanos, de Sapopemba, grupo Arruacirco, do Itaim Pulista, Grupo do Balaio, da Vila Nova Curuça, Cia Realúdica, Cia. do Outro Eu, de São Mateus, Porto de Luanda e Sucatas Ambulantes, de Itaquera, Cara e Coragem, de Caconde (interior de São Paulo), Cia Caracol, de Guaianases, Tatudotopia, da Penha. A zona leste estava bem representada ao som da Banda Alana do Jardim Pantanal.


O encontro de experiências, vivências, histórias e muito, muito TEATRO. O Teatro e o Jovem criando novos caminhos para a Vida!
Natali Santos, atriz do Filhos da Dita

domingo, 15 de novembro de 2009

Centro Cultural Arte em Construção abre suas portas ao 2º Encontro Comunitário de Teatro Jovem da Cidade de São Paulo


Os primeiros jovens que aqui chegaram para acompanhar a abertura oficial do 2º Encontro Comunitário de Teatro Jovem da Cidade de São Paulo aguardam em cantos diversos do Centro Cultural Arte em Construção, sede do grupo de teatro Pombas Urbanas localizada em Cidade Tiradentes, zona leste da capital.

Tênis no pé, calça jeans, um boné. A vestimenta é amarela. Camisetas foram distribuídas aos jovens que realizam a produção do evento. Corre daqui, completa de lá. Aos poucos, o galpão de 1.600m² é ocupado por grupos que vieram acompanhar o primeiro dia do Encontro.

Cerca de 45 pessoas envolvidas cuidam da recepção e organização para que todos se sintam acolhidos e possam aproveitar da melhor forma este início de programação, que traz como lema: “O Teatro e o Jovem criando novos caminhos para a Vida”.

E se topar um cearense comendo doce de leite ou um gaúcho bebedor de chimarrão enquanto a apresentação do espetáculo “Os Tronconenses” (Núcleo Teatral Filhos da Dita) não começa, por favor, não estranhe. É que o Movimento Escambo (PE) e o grupo Teatral Manjericão (RS) por aqui estão. Vieram com outros atores de Sorocaba, Santos e Rio Grande do Sul para o encerramento da 4ª Mostra de Teatro de Rua Lino Rojas, organizada pelo Movimento de Teatro de Rua de São Paulo.

O cortejo a ser realizado - daqui exata uma hora - oficializa o encerramento da Mostra para dar passagem a esses jovens fazedores da arte cênica. E durante a preparação do cortejo, em que atores se pintam e se vestem para percorrer as ruas do bairro, temos a apresentação do Instituto Alana, que já deixou seus instrumentos a postos na saída do Teatro Ventre de Lona para o batuque e o maracatu que vem sacudir.

sábado, 14 de novembro de 2009

Reuniões de Planejamento








Pombas Urbanas, Filhos da Dita, Turma Jovem, Turma Iniciante, Thetatrup são grupos de teatro do Centro Cultural Arte em Construção que se reúnem para a realização do 2º Encontro Comunitário de Teatro Jovem, que acontece de 15 a 21 de novembro.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

“2° ENCONTRO COMUNITÁRIO DE TEATRO JOVEM DA CIDADE DE SÃO PAULO PROMOVE A INTEGRAÇÃO E O FORTALECIMENTO DE 8 GRUPOS JOVENS DE TEATRO.”


Jovens se juntam em torno do fazer teatral, trocam experiências e promovem reflexões sobre cultura e juventude.
Apresentações artísticas diariamente serão realizadas durante uma semana, além de seminário e cortejo pelas ruas de Cidade Tiradentes. Com o evento, o TEATRO será valorizado como uma opção de crescimento humano e profissional para o JOVEM.

De 15 a 21 de novembro no Centro Cultural Arte em Construção, sede do Grupo Pombas Urbanas, no bairro Cidade Tiradentes da zona leste de São Paulo, o 2º Encontro Comunitário de Teatro Jovem da Cidade reunirá grupos jovens de teatro como: Filhos da Dita, Theatrup, Cia. Do outro Eu, Arruacirco, Tatudotopia, Grupo do Balaio (ZONA LESTE) e dois grupos convidados “Dança Vida”, de Ribeirão Preto - SP, e Revolução Teatral de Santo André – SP. Dentre os objetivos do evento estão os diálogos: Sustentabilidade, Organizações e a Pesquisa do Fazer Teatral.
O Pombas Urbanas celebra seus 20 anos fazendo do bairro Cidade Tiradentes a sede do 2° Encontro de grupos que usam a arte cênica para modificar a comunidade. Há cinco anos no mesmo bairro, o grupo ocupou um velho barracão abandonado cedido pela Cohab em 2003 e fez dele um projeto comunitário de TEATRO, principalmente com jovens do bairro. Desde sua chegada, o projeto resultou na formação do Núcleo Teatral “Filhos da Dita”, que são os organizadores do evento.

O 1º a gente nunca esquece!

A história do "encontro" começa com...

O 1º Encontro Comunitário de Teatro Jovem da cidade de São Paulo que aconteceu de 11 a 21 de setembro de 2008, com apresentações de espetáculos, workshops e seminários sobre “Teatro e Comunidade”, no Centro Cultural Arte em Construção no bairro Cidade Tiradentes, zona leste e no centro da cidade de São Paulo.
Com estas atividades, o 1º Encontro reuniu espetáculos e experiências que acontecem em diversos bairros da periferia, sobre o fazer teatral com jovens da cidade de São Paulo. São experiências de democratização cultural que criam oportunidades de acesso, descentralizam a produção teatral do centro da cidade sem deixar de lado a busca pela excelência artística.
Participaram grupos de São Paulo que fazem formação teatral com jovens como Os Sátiros, Grupo Coletivo em Cor, Brava Companhia, Grupo Paidéia, Buraco D´oráculo, Grupo Filhos da Mãe...Terra do MST (Movimento Sem Terra), Trupe Olho da Rua (Santos), TUOV - Teatro Popular União e Olho Vivo e o grupo Pombas Urbanas. Também participaram grupos e representantes que desenvolvem trabalhos similares em outros estados do Brasil e países da América Latina como Reinaldo Sant’Ana (grupo Entrou Por Uma Porta – Rio de Janeiro), grupo Vem Cá, Vem Vê (Pernambuco), Corporación Cultural Nuestra Gente (Colômbia), Stela Gianquito (grupo Catalinas Sur – Argentina), Guilhermo Roldoni (IATA/AITA – Associacion Internacional del Teatro de Arte), Dan Baron (IDEA – Associação Internacional de Drama/Teatro e Educação) e Manoela Souza (ABRA – Associação Brasileira de Arteducadores), Rolando Hernandez (Cuba), além de representantes da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo e Ministério da Cultura.

Com a realização do 1º Encontro foram promovidos a discussão, intercâmbio, difusão e fortalecimento de experiências teatrais do Brasil e da América Latina que fazem de seu trabalho teatral uma ferramenta de construção de cidadania e geração de paz em suas comunidades.

Programação - Fiquem ligados nos dias de 15 a 21/11

Programação do 2ºEncontro Comunitário de Teatro Jovem! Participe e divulgue!

2• Encontro Comunitário de Teatro Jovem

O TEATRO E O JOVEM CRIANDO CAMINHOS PARA A VIDA!

2 Encontro Comunitário de Teatro Jovem "É tudo NOSSO"!

O Teatro e o Jovem criando caminhos para a Vida!


"Somos jovens, fazemos teatro em nossas comunidades, para elas e com elas, transformando-as e transformando-nos e produzindo sentidos para novos caminhos.
A cada passo uma certeza: arte é o meu caminho, ferramenta humana e experimental que nos leva à revolução, à liberdade, à descoberta, à crítica, à reflexão.
Alimentamo-nos artisticamente todos os dias, a cada momento buscando referencias e aprimorando-nos para seguir como artistas que buscam o diálogo como peça fundamental de suas ações.
Praticamos nossos sonhos, somos quem estamos construindo o que às vezes nem sabemos ao certo, mas estamos... sem deixar de sermos jovens e compreender nossa realidade. Jovens que saem de suas casas à procura de uma bolsa na facul, de um novo skate ou de uma outra balada... mas que sempre se encontram fazendo teatro, num cortejo, com monociclos e alfaias, cantado cirandas de seus avós, manifestando suas vontades e opiniões, compartilhando, convivendo e transformando sua comunidade."
E continuando a crer que com Arte, muita Arte, teremos um mundo melhor!

domingo, 8 de novembro de 2009

Imagens do que foi o 1º Encontro...


Uma mistura de costumes, pinturas, jeitos e arte, muita arte!

Abertura do encontro com cortejo teatral pela ruas do centro da cidade, com a participação de grupos jovens das periferias da cidade de São Paulo, estados do Brasil e países da América Latina.

O 1º a gente nunca esquece!

A história do "encontro" começa com...

O 1º Encontro Comunitário de Teatro Jovem da cidade de São Paulo que aconteceu de 11 a 21 de setembro de 2008, com apresentações de espetáculos, workshops e seminários sobre “Teatro e Comunidade”, no Centro Cultural Arte em Construção no bairro Cidade Tiradentes, zona leste e no centro da cidade de São Paulo. Com estas atividades, o 1º Encontro reuniu espetáculos e experiências que acontecem em diversos bairros da periferia, sobre o fazer teatral com jovens da cidade de São Paulo. São experiências de democratização cultural que criam oportunidades de acesso, descentralizam a produção teatral do centro da cidade sem deixar de lado a busca pela excelência artística. Participaram grupos de São Paulo que fazem formação teatral com jovens como Os Sátiros, Grupo Coletivo em Cor, Brava Companhia, Grupo Paidéia, Buraco D´oráculo, Grupo Filhos da Mãe...Terra do MST (Movimento Sem Terra), Trupe Olho da Rua (Santos), TUOV - Teatro Popular União e Olho Vivo e o grupo Pombas Urbanas. Também participaram grupos e representantes que desenvolvem trabalhos similares em outros estados do Brasil e países da América Latina como Reinaldo Sant’Ana (grupo Entrou Por Uma Porta – Rio de Janeiro), grupo Vem Cá, Vem Vê (Pernambuco), Corporación Cultural Nuestra Gente (Colômbia), Stela Gianquito (grupo Catalinas Sur – Argentina), Guilhermo Roldoni (IATA/AITA – Associacion Internacional del Teatro de Arte), Dan Baron (IDEA – Associação Internacional de Drama/Teatro e Educação) e Manoela Souza (ABRA – Associação Brasileira de Arteducadores), Rolando Hernandez (Cuba), além de representantes da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo e Ministério da Cultura.
Com a realização do 1º Encontro foram promovidos a discussão, intercâmbio, difusão e fortalecimento de experiências teatrais do Brasil e da América Latina que fazem de seu trabalho teatral uma ferramenta de construção de cidadania e geração de paz em suas comunidades.

Programação - Fiquem ligados nos dias de 15 a 21/11

Programação do 2ºEncontro Comunitário de Teatro Jovem! Participe e divulgue!

2• Encontro Comunitário de Teatro Jovem

O TEATRO E O JOVEM CRIANDO CAMINHOS PARA A VIDA!

2º Encontro de Teatro Jovem - "É tudo nosso"!

O Teatro e o Jovem criando caminhos para a Vida!


"Somos jovens, fazemos teatro em nossas comunidades, para elas e com elas, transformando-as e transformando-nos e produzindo sentidos para novos caminhos.
A cada passo uma certeza: arte é o meu caminho, ferramenta humana e experimental que nos leva à revolução, à liberdade, à descoberta, à crítica, à reflexão.
Alimentamo-nos artisticamente todos os dias, a cada momento buscando referencias e aprimorando-nos para seguir como artistas que buscam o diálogo como peça fundamental de suas ações.
Praticamos nossos sonhos, somos quem estamos construindo o que às vezes nem sabemos ao certo, mas estamos... sem deixar de sermos jovens e compreender nossa realidade. Jovens que saem de suas casas à procura de uma bolsa na facul, de um novo skate ou de uma outra balada... mas que sempre se encontram fazendo teatro, num cortejo, com monociclos e alfaias, cantado cirandas de seus avós, manifestando suas vontades e opiniões, compartilhando, convivendo e transformando sua comunidade."
E continuando a crer que com Arte, muita Arte, teremos um mundo melhor!

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

2º Encontro Comunitário de Teatro Jovem

O 2° Encontro Comunitário de Teatro Jovem da cidade de São Paulo acontecerá de 15 a 21 de novembro no Centro Cultural Arte em Construção.

Com apresentações artísticas, debate e troca de experiências entre grupos de teatro jovem.

PARTICIPE E SE ENCONTRE!

LOCAL: Centro Cultural Arte em Construção - Instituto Pombas Urbanas
ENDEREÇO: Avenida dos Metalúrgicos, 2.100 - Bairro Cidade Tiradentes - Zona Leste - SP.
INFORMAÇÕES: (11) 2285-7758