sábado, 14 de setembro de 2013

EXTRA EXTRA! COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA!


-Extra! Extra! Encontro une amor, vida e esperança!


Assim noticia o jornal escrito pelos jovens do intercâmbio de comunicação comunitária.

E o dizem não timidamente, mas em alto e bom som, com toda a expressão de seus corpos, ocupando todo espaço...homens, mulheres, meninos, que dia-a-dia constroem a utopia em suas comunidades, acreditam e realizam a transformação na medida em que expressam suas histórias.

Na programação do 5° Encontro Comunitário de Teatro Jovem os intercâmbios tem como objetivo proporcionar o dialogo sobre o fazer artístico comunitário entre os jovens representantes de cada país. O teatro em comunidade para muitos destes, está atrelado a seu próprio crescimento, é como uma geração que representa a multiplicação destas iniciativas espalhadas por toda America Latina, que retomam a partir do fazer artístico a identidade de seus povos, que durante séculos foram massacrados pelos processos de colonização e exploração, sofridos em todo o continente.

No intercâmbio de articulação comunitária, construíram-se cenas sobre a importância das nossas histórias.
Falamos do surgimento de nossas iniciativas e do envolvimento das mesmas nos assuntos pertinentes a seus bairros. Não são estes artistas detidos por uma quarta parede, senão artistas que dia a dia transpõe as muitas barreiras impostas por uma arquitetura excludente,  por uma mídia burguesa, pelas políticas feitas para poucos, pela violência minuciosamente delineada por este sistema . São seres inquietos pela própria natureza, agregadores, multiplicadores. Que fazem brotar sua a arte dos morros, becos, lajes, campos...

Compartilhamos nossas diferenças e semelhanças em manhãs plenas de emoção e felicidade de encontrar nossos pares por todo o continente, por unir estes pontos, por nos vermos muitos sonhando e redesenhando este mapa. Afinal quem nos disse o que está acima ou que está abaixo? Quem inventou os caminhos? Quem nos disse que não os podemos reinventar?


Seguimos agora com estas fagulha acessa para continuar sonhando e transformando com sua alegre rebeldia! 
EVOÉ

Cinthia Arruda 
Pombas Urbanas

Nenhum comentário:

Postar um comentário